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Trabalhador: Boas práticas de segurança do trabalho

Boas práticas de segurança do trabalho: como educar o seu funcionário

Sabemos que a empresa deve realizar boas práticas de segurança do trabalho, porém o funcionário também possui deveres a cumprir.

Essas práticas são importantes para zelar pela integridade física do trabalhador, com intuito de prevenir acidentes e atender a legislação.

Foi pensando nisso que criamos esse artigo, nele você vai entender o que é preciso para garantir a segurança do funcionário e alguns deveres que eles precisam cumprir. Boa leitura!

Segurança do trabalho: veja porque é importante adotar medidas de prevenção de acidentes

A ideia de adotar medidas de segurança no trabalho é justamente para prevenir que os acidentes não ocorram.

Por isso, é fundamental que as empresas façam treinamentos, invistam em melhorias constantes e fiscalize se os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) estão sendo usados.

Se você não sabe o que são os Equipamentos de Proteção Individual, você pode entender mais sobre eles clicando nesse link.

É imprescindível que a empresa explique para os seus funcionários a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Além disso, também é necessário que os funcionários utilizem os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e que esses equipamentos sejam bem sinalizados para prevenir acidentes.

A empresa deve indicar e/ou sinalizar onde estão esses equipamentos, que podem ser, por exemplo:

  • Extintores de Incêndio;
  • Rotas de fugas para o caso dos funcionários precisarem sair com emergência;
  • Pisos molhados ou escorregadios.

É preciso realizar treinamentos e conhecer responsabilidades

O responsável pelos funcionários da equipe é o técnico ou o engenheiro de segurança do trabalho.É o técnico que vai informar quais são os equipamentos de segurança necessários para os colaboradores.

Dessa forma, ele garante que os funcionários trabalhem corretamente e com condições de trabalho adequadas. O técnico também precisa informar para a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, sobre o uso dos EPI’s.

A CIPA é uma comissão formada pelos próprios funcionários da empresa e tem o objetivo de auxiliar o técnico a utilizar ações que previnam acidentes.

O técnico de segurança do trabalho também possui outras obrigações, como:

  • Trabalhar para que incêndios não ocorram, de forma preventiva;
  • Formar e instruir a equipe de Brigada de Incêndio para que eles trabalhem com agilidade em uma situação de risco;
  • Cuidar da ergonomia, dos equipamentos da empresa para minimizar os riscos físicos de acidentes;
  • Orientar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança a serem adotadas.

É fundamental zelar pela limpeza e pela organização do ambiente de trabalho

Zelando por uma boa limpeza no ambiente de trabalho, a empresa vai prevenir riscos ocupacionais que podem provocar males ou doenças.

Dessa forma, é importante avaliar possíveis produtos que podem acarretar riscos à saúde, além de verificar prováveis acidentes.

Sendo assim, riscos relacionados à umidade, calor, ruídos ou radiações podem ser prevenidos.

Informe os funcionários sobre seus direitos e deveres

É de responsabilidade do técnico ou do engenheiro do trabalho informar sobre os direitos e deveres dos funcionários.

Conheça agora alguns desses direitos:

  • Os colaboradores devem receber os Equipamentos de Proteção Individual com boa qualidade e sem pagarem a mais por isso;
  • Os colaboradores também possuem direito de desenvolver suas atividades com segurança, sem correrem riscos de acidentes;
  • Os colaboradores também precisam ter condições físicas de trabalho corretas, de acordo com a lei.

Com relação aos deveres dos colaboradores, podemos citar:

  • Os colaboradores precisam exercer as boas práticas de segurança no seu local de trabalho;
  • Os colaboradores precisam obedecer ao código da empresa, questões consideradas técnicas e pessoais, como o código de conduta, por exemplo;
  • Os colaboradores precisam usar e devolver os equipamentos de proteção individual de forma correta;
  • Devem cuidar dos equipamentos de segurança;
  • Devem informar aos seus gestores ou superiores sobre as condições dos seus equipamentos de proteção individual.

Além disso, é importante que a empresa desenvolva palestras e treinamentos para que os funcionários tenham conhecimento dos seus direitos e deveres.

Eles podem fazer isso através de palestras em auditórios ou treinamentos com cartilhas, por exemplo.

Espero que você tenha compreendido a importância das boas práticas de segurança do trabalho. Não deixe de praticá-las na sua empresa e de manter os seus funcionários informados.

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