É fundamental ter em mente que é responsabilidade da sua empresa, ser um local seguro para os trabalhadores, nesse sentido, vamos te ensinar hoje como estabelecer um canal de denúncias em caso de assédio no trabalho.
A lei 14.457 de 21 de setembro de 2022 alterou a CLT, que interferiu alterando a NR 05, a CIPA. Dessa forma, essa interferência na CLT, deixou a CIPA como responsável pelas questões de assédio sexual, nas empresas.
Nesse sentido, é importante ter em mente como empreendedor algumas questões direcionadas a essa temática, como estabelecer um canal de denúncias no seu negócio? Com CIPA? Sem CIPA? Através da obrigatoriedade da NR05?
Desenvolvemos esse artigo para te auxiliar nesse processo, fica com a gente!
O estabelecimento do canal contra o assédio no trabalho
É necessário que a sua empresa estabeleça um canal de denúncias pra situações de violência e de assédio no trabalho de qualquer tipo.
É preciso que você desenvolva um canal de denúncias que seja eficaz, tanto para situações de assédio moral, ou sexual, ou qualquer um que possa surgir, a exemplo de alguma forma de agonia indesejada no espaço de trabalho.
Ao pautarmos o desenvolvimento de um canal de denúncias, o primeiro ponto para a sua criação, e o mais importante é refletir sobre a modalidade de denúncia que estamos falando, até em casa de um canal que aceite todos os tipos, é preciso entender como será feita segregação.
As denúncias de assédio sexual são muito abordadas pelo povo, contudo muitos desconhecem o que é assédio moral.
O assédio moral é uma situação em que o trabalhador tenta recusar algo por direito, e o empregador insiste afirmando que o trabalhador não pode recusar, e precisa realizar a tarefa de qualquer jeito.
A natureza das denúncias recebidas, moldará o time que vai precisar de ajuda ao lidar com essas questões.
É importante ter em mente o perfil de cada participante, a formação de cada um, e as habilidades na participação.
A exemplo de uma situação de assédio moral, é um empregador sugere que o colaborador precisa realizar uma atividade na altura e sem cinto de segurança. E por não ser uma atividade segura o trabalhador se recusa, afinal não tem como realizar a tarefa sem segurança.
Nessa situação o chefe insiste e afirma que o trabalhador será demitido caso não cumpra a tarefa. Na maioria das vezes o colaborador se sente coagido a realizar o trabalho mesmo sem condições para tal, afinal é inaceitável realizar um trabalho sem proteção, contudo ninguém quer correr o risco de ser demitido.
É necessário que você empreendedor consiga passar para o seu time confiança e compromisso com a vida deles, durante a sua atuação, pensando nisso trouxemos como dia essa palestra que pode ser uma excelente contratação para o seu negócio, no momento de abordar o compromisso com a vida.
A confidencialidade das informações
É importante ter em mente durante todo esse processo que é necessário garantir a confidencialidade das informações expostas no canal, elas não podem desviar ou serem vazadas.
Em primeiro plano, é necessário que o canal esteja evidente e de fácil acesso para qualquer um na empresa, são muito os negócios que afirmam terem esse meio de comunicação, mas nem os próprios gestores sabem onde encontrar o canal.
Afinal, se nem o gestor consegue encontrar o canal, que trabalha diretamente com isso, o acesso é inalcançável para os trabalhadores operacionais, ou que não possuem fácil acesso ao computador.
Uma opção válida é adicionar esse canal de denúncias no próprio site da empresa. Contudo o primordial desse processo é garantir o anonimato, afinal, algumas situações podem ser bem graves como um assédio sexual, e é preciso que o time saiba como proceder, sem expor a vítima.
Dessa forma, não pode ser obrigatório que o colaborador adicione o seu número de matrícula ou ID no formulário de denúncia, com a exposição eles tendem a ter medo de denunciar.
Assim, o ideal é que o trabalhador tenha a opção de adicionar o número de identificação dele ou não, o que permite que o canal de denúncias ainda seja anônimo.
O acesso ao canal
Em sequência do que estávamos pautando, é fundamental retratar a relevância de ter um canal de denúncias acessível ao time de colaboradores. Então, toda forma de facilitar esse acesso é válida.
Existem situações que nem o próprio segurança do trabalho consegue encontrar o canal de denúncias.
Uma sugestão que trouxemos para vocês é indicar um ícone do canal, nas principais abas do site da empresa, ou até adicionar um QR Code da página de denúncias e adicionar nas comunicações da empresa.
Essas técnicas são muito simples e adotadas por diversas empresas, mas muito eficaz, afinal qualquer um com o celular consegue escanear o QR Code, e a partir dele adentrar no canal de denúncias, sem dificuldade.
Agora que você já criou um canal de denúncias, a próxima etapa é alinhar o fluxo de denúncia, qual será o procedimento, quais área da empresa são responsáveis por aquele projeto, recomendamos que esteja alinhado com o departamento jurídico e com o setor de RH, pode adicionar outros setores, também, mas esses são mais usuais.
Depois disso, chegou o momento de testar o seu fluxo, a dica é combinar com um grupo do trabalho e efetuar uma denúncia falsa, para você poder avaliar a atuação do setor ao receber a denúncia e seus passos.
Montar um canal de segurança pode ser uma tarefa muito simples e fácil, é só construir um site ou formulário, e quando o colaborador realizar a denúncia ela chegará por e-mail, para o setor de atuação, e o fluxo caminhará.
Outra dica que temos é compartilhar o nosso artigo, para o responsável pela segurança do trabalho na sua empresa, será útil para vocês alinharem as diretrizes iniciais.
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