Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Saúde do trabalhador

Aprenda 7 ações para cuidar da saúde dos seus colaboradores

SIPAT online

Cuidar da saúde dos colaboradores é mais do que um valor saindo do caixa da empresa. Na verdade, é um investimento a longo prazo que tem como objetivo elevar o bem-estar de quem trabalha naquele local e, consequentemente, ter um aumento na produtividade.

Sabemos que existem algumas ações básicas, como o oferecimento de convênio médico, porém, existem algumas medidas essenciais e que vão muito além disso.

Neste artigo vamos te mostrar algumas práticas capazes de transformar a vida dos seus colaboradores e te explicar como que essas atitudes estão relacionadas com o sucesso da sua empresa. Continue lendo!

1.  Apostar na ergonomia: é cuidar da saúde

A produtividade de um profissional pode estar fortemente ligada ao bem-estar dele.

Situações como o desconforto em uma cadeira de escritório ou uma forte pressão psicológica por conta de altas demandas pode influencia nos resultados desse colaborador.

Tornar uma empresa ergonômica, além de melhorar a saúde de quem trabalha no local, pode ser fundamental para aumentar sua credibilidade e relevância no mercado.

Além de auxiliar na saúde do seu time, investir na ergonomia pode impactar positivamente na reputação de sua empresa.

A ginástica laboral é uma das práticas de ergonomia física mais aconselhadas para ser inseridas no local de trabalho. Afinal, poucos minutos de alongamento podem ajudar em dores e desconfortos gerados por muito tempo na mesma posição.

2.  Promova uma alimentação de qualidade

Existem algumas empresas que além de oferecer benefícios como ticket alimentação ou cesta básica, também fornecem refeições no local.

Nesse caso, é fundamental que todo o cardápio seja feito e aprovado por um nutricionista. Afinal, eles estudaram e são altamente capacitados para entregar opções saudáveis e equilibradas.

Vale lembrar que, neste caso, não são apenas os trabalhadores que saem ganhando.

De acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador, empresas que são inscritas neste projeto têm o valor investido nas refeições integralmente descontado do Imposto de Renda.

3.  Disponibilize equipamentos de qualidade

É fundamental que a sua empresa forneça boas condições. De nada adianta ter pessoas altamente competentes e as ferramentas que a sua empresa oferece deixam a desejar.

Equipamentos e sistemas antigos podem gerar um atraso no trabalho e, consequentemente, diminuem o volume de produção.

Imagine que um colaborador trabalha em uma empresa de convênios odontológicos que disponibilizou um computador antigo e com o processador desatualizado.

Certamente o seu rendimento será prejudicado, pois além de demorar para abrir alguns programas, alguns softwares podem nem ser compatíveis com a máquina.

Essas frustrações podem vir a estressar o seu colaborador diariamente, chegando ao ponto de exaustão. A fim de evitar isso, cabe à organização o investimento em equipamentos de qualidade.

4.  Incentive o trabalho em equipe

Um ambiente unido em que todos se ajudam certamente terá a aprovação dos seus colaboradores, que terão um bom equilíbrio psicológico.

Dinâmicas para SIPAT

Sabemos que dentro das empresas, principalmente se trabalharem com metas, é muito provável que haja um volume alto de competitividade.

Contudo, essas pequenas desavenças podem vir a acarretar o desempenho do time como um todo e uma alta taxa de estresse.

Por isso, crie dinâmicas que aproximem as equipes e procure criar um pilar de colaboração na cultura de sua empresa.

5.  Disponibilize bons benefícios

Os benefícios empresariais são uma forma de agradar e reter os seus talentos. Contudo, eles também podem auxiliar fortemente na saúde dos colaboradores.

Alguns dos benefícios mais comuns são: plano médico, convênio odontológico e vale alimentação.

Contudo, existem alguns diferenciais que podem ajudar na satisfação e bem-estar dos profissionais.

Que tal começar a investir em assinaturas com academias, descontos em lojas de departamento e até mesmo um day-off no dia do aniversário?

6.  Ofereça um ambiente seguro

Além de garantir que as necessidades como a disponibilização de convenio dental sejam supridas, é preciso que o ambiente de trabalho seja um lugar seguro de se estar.

Portanto, é fundamental que todas as normas de seguranças sejam cumpridas.

A disponibilização de extintores de incêndio e a revisão de instalações elétricas devem ser primordiais em toda e qualquer empresa.

Dependendo da área de atuação, é essencial disponibilizar equipamentos de proteção individual para a segurança de toda a sua equipe.

7.  Promova um clima motivacional: também é cuidar da saúde

Trabalhar em um ambiente encorajador é essencial para que os trabalhadores se sintam mais felizes, fazendo com que eles tenham um melhor rendimento e comecem a se sentirem mais capazes de realizar as atividades propostas.

Isso está fortemente ligado às lideranças existentes na empresa. Uma vez que boas lideranças buscam resolver os problemas juntos e fazem com que as soluções sejam encontradas de forma mais simples.

Afinal, líderes caminham junto com a sua equipe até o objetivo, chefes apenas ficam no aguardo dos resultados.

Vamos cuidar da saúde? Considerações finais

Neste texto você pôde descobrir algumas das diversas maneiras de cuidar da saúde dos colaboradores.

Contudo, ainda é preciso dizer que é essencial discernir quais são as necessidades específicas e ter a proatividade de reconhecer os erros e começar a trabalhar na melhoria contínua.

Dessa forma, os resultados obtidos serão muito maiores do que todo o investimento inicial!

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na Ideal Odonto, uma empresa de convênio dentário para pessoa física, jurídica e muito mais.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Quais as principais soft skills no mercado de trabalho pós-pandemia?
Saúde mental durante o home office: como orientar os colaboradores?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu