Se você já se viu constantemente preocupado, com dificuldades de concentração ou enfrentando uma sensação de angústia diante das demandas do trabalho, é possível que esteja lidando com a ansiedade no ambiente profissional. Apesar de parecer um tema incomum, a ansiedade no trabalho, infelizmente, tem sido um tema preocupante e ascendente.
Por essa razão, ao longo desse conteúdo, falaremos em detalhes as causas, sintomas e estratégias para evitar esse transtorno, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Boa leitura!
Entenda o que é ansiedade
Antes de mergulharmos nas especificidades da ansiedade no trabalho, é fundamental compreender o que esse sentimento representa. A ansiedade é uma reação natural do corpo humano diante de situações desconhecidas, estressantes ou ameaçadoras.
E aqui é importante ressaltar: não é incomum sentir uma certa dose de ansiedade antes de eventos importantes, como uma apresentação ou uma entrevista de emprego, ou até mesmo diante de situações positivas, como uma festa ou um encontro de amigos.
No entanto, quando essa ansiedade se torna crônica, acompanhada por preocupações excessivas, inquietação constante e dificuldades de concentração, ela pode evoluir para um transtorno de ansiedade, afetando significativamente a qualidade de vida e o desempenho no trabalho.
Nesses casos, a ansiedade precisa de atenção para que ela não acabe prejudicando o cotidiano das pessoas, como é o caso de quem acaba enfrentando a ansiedade no trabalho. Confira abaixo o que pode causá-la, assim como identificá-la.
Principais causas de ansiedade no trabalho
Diante da preocupação com a ansiedade, é fundamental entender o que pode ocasionar esse problema. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento da ansiedade no ambiente profissional. Entre eles, destacam-se:
Excesso de responsabilidades
Profissionais frequentemente se deparam com cargas de trabalho excessivas, metas irreais e um ambiente competitivo, o que pode sobrecarregá-los e desencadear sintomas de ansiedade.
Por isso, é importante não romantizar algumas rotinas e sempre tentar manter uma carga de trabalho que equilibre a saúde mental.
Prazos apertados
A pressão por prazos apertados é uma realidade em muitos ambientes de trabalho. Quando esses prazos se tornam constantes e inatingíveis, podem gerar um ciclo de estresse crônico que contribui para o desenvolvimento da ansiedade.
Preocupações demais com as demandas do trabalho
A preocupação constante com o desempenho no trabalho, o futuro profissional e questões relacionadas à carreira também pode alimentar a ansiedade no ambiente de trabalho. Lembre-se de se importar com o trabalho, mas também de não deixá-lo dominar sua mente à ponto de te estressar demais e fazer mal.
Relacionamentos interpessoais ruins no trabalho
Ambientes de trabalho tóxicos, marcados por relacionamentos agressivos, abusivos ou conflituosos entre colegas ou superiores hierárquicos, podem aumentar significativamente os níveis de estresse e ansiedade.
Sintomas de ansiedade no trabalho
Identificar os sintomas de ansiedade é o primeiro passo para lidar com esse transtorno. Alguns sinais comuns incluem:
- Angústia e nervosismo frequentes;
- Dificuldade para respirar;
- Taquicardia e palpitações;
- Distúrbios do sono, como insônia;
- Problemas gastrointestinais, como náuseas e diarreia;
- Tensão muscular e dores de cabeça frequentes;
- Preocupação excessiva com o trabalho e o futuro profissional.
Como evitar a ansiedade no trabalho?
Felizmente, existem medidas que podem ser adotadas para prevenir e gerenciar a ansiedade no ambiente de trabalho. Como dito, algumas escolhas precisam ser feitas e é necessário dar atenção não apenas aos sintomas, mas principalmente às causas da ansiedade do trabalho.
Algumas orientações para evitar esse problema são:
1. Estabeleça limites
Aprenda a dizer não a tarefas excessivas e estabeleça limites claros entre sua vida pessoal e profissional. De fato, isso pode ser complicado diante da necessidade de entrega de trabalho, porém, um ambiente de trabalho que zela por seus colaboradores, também pode ser consciente em relação às cobranças.
Assim, se você é um chefe ou dono de empresa, lembre também de considerar que o bem-estar dos funcionários é imprescindível e infere diretamente na produtividade dos mesmos.
2. Pratique o autocuidado
Priorize hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e momentos de descanso e relaxamento.
3. Busque apoio
Não hesite em procurar ajuda profissional, seja de um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta, para aprender estratégias de enfrentamento e lidar com a ansiedade de forma saudável.
Promova uma cultura organizacional que incentive a comunicação aberta e o apoio mútuo entre colegas e gestores. A CIPAA, por exemplo, pode ser um excelente órgão para buscar dentro da empresa em necessidade de ajuda.
E se os sintomas de ansiedade estiverem interferindo significativamente em sua vida e bem-estar, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado.
A ansiedade no trabalho é um problema comum que afeta a saúde e o bem-estar de muitos profissionais. Identificar suas causas e sintomas é o primeiro passo para adotar medidas eficazes de prevenção e gerenciamento.
Por fim, busque um ambiente de trabalho saudável para trabalhar e, enquanto empregador, lembre-se de contribuir significativamente para o bem-estar e a produtividade de seus colaboradores.
Gostou do conteúdo? Então continue navegando em nosso blog e saiba mais sobre a saúde do trabalhador.