Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Treinamento de segurança no trabalho

Afinal, por que fazer treinamentos de segurança do trabalho?

SIPAT online

Sabendo-se que a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes, investir em treinamentos de segurança do trabalho faz com que as empresas reduzam custos e ainda obtenham ganhos na produtividade.

Ao incentivar os colaboradores a participar das capacitações, sempre com foco na conscientização e disseminação das informações referentes à legislação, equipamentos e maneiras corretas de agir, certamente haverá mais harmonia no ambiente de trabalho.

Com isso, os acidentes reduzirão consideravelmente, diminuindo os gastos com indenizações ou afastamentos e até mesmo aposentadorias por invalidez.

Elaboramos um post para você ficar por dentro das vantagens dos diversos treinamentos e para mostrar a melhoria do bem-estar que a sua corporação pode obter.

Veja os benefícios dos treinamentos de segurança do trabalho

Apesar do principal foco dos treinamentos ser a redução no índice de acidentes laborais, a iniciativa também contribui com o aumento da produtividade, com a organização interna e com o impacto direto na qualidade dos produtos e serviços prestados, sem falar na credibilidade da empresa junto aos clientes e fornecedores.

Além disso, ao absorver o conteúdo teórico e prático dos treinamentos, os trabalhadores ficam mais conscientes de suas funções e normas de segurança, evitando situações de risco que possam comprometer a saúde física ou psicológica.

Dessa forma, tanto empregador quanto empregados saem ganhando, pois trata-se de uma via de mão dupla.

Afinal, os colaboradores terão mais qualidade de vida, enquanto os gestores obterão bons resultados em vários setores da empresa, ampliando a rentabilidade e o fortalecimento da marca junto ao mercado consumidor.

Dinâmicas para SIPAT

Engaje os colaboradores a participar dos treinamentos

No entanto, os ensinamentos só trarão bons resultados caso haja engajamento dos trabalhadores e comprometimento para seguir corretamente as normas técnicas e de segurança.

Para isso, é preciso contar com líderes que motivem os colaboradores a levar sempre a sério as recomendações com um acompanhamento diário, até que as práticas sejam devidamente incorporadas nos diferentes tipos de setores da empresa.

Como os treinamentos geralmente seguem as diretrizes do Ministério do Trabalho e normas regulamentadoras (NRs), vale a pena realizar sempre palestras informativas, semanas de prevenção de acidentes (como a SIPAT), além de mobilizar ações rotineiras por parte da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (CIPA).

Dessa maneira, os trabalhadores ficarão sempre bem conscientizados das suas obrigações, trazendo mais segurança para suas vidas e para a empresa.

Conheça os principais treinamentos de segurança

Como o mercado de trabalho é bem dinâmico e amplo, existem treinamentos para várias áreas de acordo com a atuação da sua corporação.

As normas regulamentadoras vão de ergonomia até condições sanitárias, passando por atividades e operações insalubres. Enfim, o leque é amplo.

A dica é sempre priorizar os treinamentos de segurança do trabalho que estejam sintonizados com a atividade exercida em sua empresa. Atualmente, os principais são:

Portanto, o cumprimento das exigências faz com que o Brasil ganhe mais participação nos mercados interno e externo, auxiliando no bem-estar do trabalhador e, consequentemente, nos diferentes tipos de ganhos para as empresas.

E você, ficou com alguma dúvida? Quer conhecer mais sobre como os treinamentos de segurança do trabalho podem ajudá-lo? Então entre em contato conosco!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Motivação dos funcionários: como manter?
A Realizarte marca presença na SIPAT da Takei Estofados

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.