Atualmente, a palavra sustentabilidade está muito aplicada na nossa rotina. Ela é comum em assuntos jornalísticos, manifestação política e até mesmo dentro dos negócios. Você possivelmente já ouviu algo relacionado ao meio ambiente, não é mesmo? Porém, será que de fato sabe do que se trata?
De modo geral, é costume notarmos este assunto em um contexto de desafio: “Como os países estão trabalhando para serem mais sustentáveis?” ou “Como adotar práticas sustentáveis em sua rotina diária?”
No entanto, para conseguirmos desfrutar desta ideia, é fundamental o entendimento dela. Afinal, o que é sustentabilidade e como promovê-la no meio ambiente?
Neste texto, iremos explicar o que é sustentabilidade, falar sobre seus objetivos, os princípios que a sustentam e apresentar exemplos de práticas sustentáveis. Confira a seguir!
Afinal, o que é sustentabilidade?
A sustentabilidade remete a origem da procura pela harmonia no conjunto da disponibilidade dos instrumentos naturais e a exploração deles por parte da humanidade.
Isto é, objetiva a conciliar a preservação do meio ambiente e o que ele pode entregar em acordo com a qualidade de vida da sociedade,
Com isso, a expressão sustentabilidade manifesta-se da vontade de discussão a respeito do modo como a população vem aproveitando e utilizando o que a natureza oferece, imaginando caminhos de preservação antes que não existam mais.
Qual o objetivo da sustentabilidade?
Conforme a definição de sustentabilidade citada anteriormente, as pessoas assumem o propósito de garantir a satisfação das necessidades atuais ao mesmo tempo sem afetar a capacidade das próximas gerações.
Dessa forma, procura-se o consenso entre preservação ambiental, desenvolvimento econômico e responsabilidade social, com o objetivo de não existir a escassez dos bens naturais e reduzir impactos nocivos.
Diante disso, ao praticar essas ações sustentáveis, visa-se um futuro mais próspero, com apreço ao meio ambiente, biodiversidade e principalmente riqueza compartilhada.
Assim, o nosso planeta pode ser um lugar saudável, com harmonia a humanidade e evolução econômica duradoura.
Ademais, a sustentabilidade é com base em três princípios de muita importância, que juntos fazem toda a ação acontecer, veja:
Princípios da sustentabilidade
- Ambiental: corresponde aos meios naturais do planeta e o jeito como são usados pela sociedade, companhias e comunidades;
- Social: o papel social abraça pessoas e estados de vida, como lazer, saúde, educação, violência e muitas outras questões;
- Econômico: está ligado à preparação, divisão e consumo de serviços. Levando em conta o caráter ambiental e social.
Como as companhias podem promover a sustentabilidade?
Agora que você possui o entendimento sobre o assunto, pode-se questionar: “Como as instituições podem promover um ambiente com sustentabilidade?”.
Vale dizer, com a disseminação do pensamento de sustentabilidade ao longo dos anos, as empresas começaram a enfrentar essa mudança como uma missão e trazer em forma de evento.
Sendo assim, os danos ambientais da forma de exploração tradicional eram nítidos, de modo que era indispensável a procura por alguma inovação.
Diante disso, os empresários começaram a refletir métodos tanto ambientais quanto sociais como parte de sua estratégia.
A partir daí, surge alguns caminhos de empresa sustentável, com base no critério de “pegar emprestado, utilizar e devolver de volta”, observe algumas dicas:
1 – Consumo consciente
Basicamente, as companhias precisam diminuir a carência de elementos e a 2 ligados a eles. Ao mesmo tempo que elas também fazem escolhas informadas quando consomem.
Dessa forma, as empresas entendem o lugar de origem do material, as condições do trabalho na linha de produção, matérias-primas, embalagem, componentes e muito mais. Faça um evento marcante!
2 – Controle de fluxo e de serviços
Ao que tudo indica, quando os instrumentos ficam sem utilidade, os negócios tendem a coletá-los e reciclá-los. Outra alternativa é recuperar aqueles que foram devolvidos.
3 – Transformação ecológica
Agora, as empresas precisam extinguir substâncias químicas tóxicas e artificiais da linha de produção. Além disso, reduzem a utilização de ferramentas e de energia, usam processos de produção de ciclo fechado e tornam-se menores resíduos e emissões nocivas.
4 – Melhora a produtividade
As companhias necessitam estender o quando conseguir o uso de meios naturais, expandido a produtividade em todos os sentidos.
Em outras palavras, ser sustentável é ser o encarregado pelo conforto das humanidades atualmente sem esquecer as gerações que estarão por vir. A escolha do palestrante certo, é a chave para o sucesso.
Terminamos! Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas em relação à sustentabilidade e como promovê-la no ambiente de trabalho. Continue nos acompanhando em nosso blog para conferir outros conteúdos!