Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Acidentes de trabalho dicas importantes para eliminá-los em 2022

Acidentes de trabalho: dicas importantes para eliminá-los em 2022

SIPAT online

Infelizmente, acidentes de trabalho têm sido cada vez mais comuns nas empresas. No entanto, muitos deles podem ser evitados quando se adotam medidas práticas de segurança do trabalho. Por isso, nós separamos algumas dicas importantes para criar um ambiente de trabalho mais seguro e assim evitar a ocorrência de acidentes.

O que caracteriza um acidente de trabalho?

Conforme a regulamentação trabalhista, para ser considerado acidente de trabalho é necessário que a ocorrência tenha provocado uma lesão corporal ou perturbação funcional que tenha reduzido a capacidade de trabalho do funcionário temporariamente ou permanentemente.

Entre os acidentes de trabalho mais comuns estão quedas e dorsalgias. No caso das quedas, elas podem ser causadas por diferentes motivos, incluindo chão escorregadio, ausência de sinalização, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) ou até mesmo por desatenção.

Já as dorsalgias são provenientes de postura inadequada durante a execução das atividades. A dorsalgia faz parte dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) e quando não tratada da maneira correta pode levar até a invalidez permanente do funcionário.

Dicas para um ambiente de trabalho mais seguro

1. Utilize equipamentos de segurança

Os equipamentos de proteção individual são medidas fundamentais para a execução de atividades, sobretudo aquelas que oferecem riscos ao trabalho. É importante destacar que os equipamentos de segurança não impedem que os acidentes aconteçam, mas são uma excelente forma de minimizar os danos que possam vir a ocorrer.

2. Participe dos treinamentos oferecidos pela empresa

Os treinamentos são uma forma excelente de orientar e criar na empresa a cultura da prevenção de acidentes. Entre os treinamentos importantes para quem trabalha na área de risco estão: uso adequado dos equipamentos de segurança; cuidados com o trabalho exercido em altura; cuidados com trabalho em espaço confinado; segurança de máquinas e equipamentos; manuseamento correto de produtos químicos.

3. Fique atento às sinalizações existentes na empresa

É comum a ocorrência de acidentes de trabalho devido a desatenção quanto às sinalizações presentes no ambiente. Para evitar esse tipo de acidente, é fundamental que os funcionários circulem na empresa sempre atento às sinalizações.

Dinâmicas para SIPAT

Para além de alertar sobre determinado risco, as sinalizações podem ser utilizadas para demarcar locais impeditivos e caminhos de fuga em casa de sinistro, o que também é uma forma de evitar acidentes.

4. Participe das atividades de ginástica laboral

A ginástica laboral é composta por exercícios práticos e simples que promovem não só o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, como também previnem doenças ocupacionais ocasionados pelo esforço repetitivo. Tais exercícios levam em consideração a respiração, percepção corporal, compensação musculares e reeducação postural.

5. Cuide da ergonomia

Os postos de trabalho quando não estão adaptados ao trabalhador podem ocasionar doenças ou distúrbios osteomusculares que muitas vezes podem causar incapacidade para execução das atividades. Por isso, verifique sua altura em relação à mesa, cadeira e monitor, bem como se a angulação de sua perna forma um ângulo de 90 graus com o chão.

6. Participe das ações da Brigada de Emergência

Outra forma de minimizar os danos causados pelos acidentes de trabalho é através da participação das ações da Brigada de Emergência. Por meio dessas ações o funcionário será capacitado para prestar socorro em caso de acidentes no ambiente de trabalho.

7. Escute sugestões e verifique o que pode ser melhorado

Uma das melhores ferramentas para evitar acidentes de trabalho é escutar. Afinal, quando você escuta sugestões e segue as orientações é possível evitar situações indesejáveis que possam trazer danos irreparáveis a sua vida e a de toda equipe. Além de escutar, sempre verifique o que pode ser melhorado na empresa em questões de segurança.

Por meio da adoção dessas medidas é possível promover um ambiente de trabalho mais seguro e com menos riscos à integridade física do funcionário. Por isso, o investimento em segurança torna-se cada vez mais necessário não só para o bem-estar do funcionário como da corporação como um todo.

Agora que você já sabe como eliminar os acidentes de trabalho na empresa, por que não conferir mais conteúdos como esse no nosso blog?

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Higiene Ocupacional: entenda o que é para colocar em prática
Trabalho seguro: como eliminar os acidentes de trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu