Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Prevenção de acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho: como o serviço interativo pode auxiliar na redução

SIPAT online

O serviço interativo em palestras de prevenção de acidentes de trabalho vem ganhando grande destaque dentro das empresas.

Isso porque o tema é da mais alta importância, comportando formatos que podem torná-lo ainda mais atrativo para os espectadores.

Conforme o Decreto-Lei 34.715 de 27 de novembro de 1953, as empresas foram obrigadas a estabelecer a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) em seu cronograma anual, como um meio de garantir a devida instrução aos seus colaboradores.

A SIPAT é responsável por promover palestras de conscientização sobre os perigos de não se utilizar os equipamentos de segurança adequados, assim como deixar de executar as suas funções do modo correto.

Toda essa preocupação visa garantir a redução dos casos de acidentes que são comuns em empresas, durante o expediente.

Afinal, segundo os dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018, foram registradas 16.455 mortes e 4.5 milhões de acidentes ocorridos em empresas por todo o Brasil.

Com dados tão expressivos quanto os mencionados, é possível perceber a urgência em se garantir que os profissionais da sua empresa estejam sempre devidamente treinados e contem com os equipamentos adequados para o trabalho.

Por isso, se você quer saber como o serviço interativo pode auxiliar na redução de acidentes na sua empresa, siga na leitura deste artigo para entender mais sobre o tema.

A importância de se promover a segurança no trabalho

A segurança dos funcionários de uma empresa deve ser sempre um motivo de preocupação para os sócios, que precisam encontrar as melhores alternativas para manter os seus colaboradores livres de perigos.

Isso inclui desde o oferecimento de óculos de segurança (EPI), até palestras para conscientização da importância de tomar todos os cuidados e precauções no ambiente de trabalho.

Em grandes indústrias, essa preocupação deve ser ainda maior, já que alguns tipos de atividades incluem práticas com maquinários e elementos que oferecem riscos para a integridade dos funcionários.

Por isso, além de utilizar uma máscara de proteção respiratória, o funcionário deve saber se portar nas diferentes demandas do seu trabalho, para que as suas ações possam ser mais seguras e tranquilas.

Nesse sentido, é fundamental que os proprietários das empresas busquem meios de conscientizar os seus funcionários, de modo que eles possam estar sempre bem instruídos e garantir que não corram riscos de saúde e de vida.

O serviço interativo e a palestra show nas empresas

Um dos grandes desafios dos palestrantes de conteúdos elaborados para a prevenção de acidentes em empresas sempre foi desenvolver um material que despertasse a atenção do público, para que as informações fossem absorvidas pela plateia e colocadas em prática.

Afinal, se um funcionário realiza o serviço de banho de cobre sem utilizar os devidos equipamentos de proteção, certamente ele está se colocando em risco durante a atividade.

Com essa dificuldade presente, surgiu o serviço interativo, que proporciona maior participação dos espectadores durante o processo de aprendizado.

As vantagens desse formato são:

  • Maior interação do público com a apresentação;
  • Transmissão de ensinamentos de modo lúdico;
  • Maior fixação do tema;
  • Interação entre funcionários depois da apresentação, etc.

A palestra show é um desses formatos interativos, que faz com que o público participe de maneira mais ativa durante a apresentação, como um modo de transmitir o conteúdo necessário de forma descontraída e de melhor entendimento.

Assim, se o funcionário trabalha com esteiras transportadoras industriais e precisa utilizar os equipamentos de proteção individual, ele será devidamente instruído, ao ser convidado para interagir com o palestrante e seus colegas de trabalho.

Outra grande vantagem do serviço interativo é o ensinamento lúdico, que facilita todo o processo de aprendizado.

Assim, a transmissão do conhecimento é feita de maneira simples e atrativa, para que os funcionários da empresa possam compreender a importância das ações preventivas no local.

Com a palestra show, o colaborador também consegue fixar o conteúdo de forma mais interessante, justamente porque a abordagem não é feita de modo engessado, que torna a informação cansativa e tediosa.

Isso pode significar que ao realizar o serviço de recozimento tratamento térmico depois de ter assistido à apresentação, ele certamente se lembrará de todos os cuidados necessários para que o trabalho seja feito corretamente.

Além disso, conteúdos mais interessantes são motivos de conversas posteriores, garantindo maior interação entre os funcionários.

Dinâmicas para SIPAT

Desse modo, a absorção da temática se torna mais fácil e o trabalho em equipe será ainda mais amigável, fazendo com que os funcionários se auxiliem nas tarefas, relembrando os pontos importantes que devem ser estimulados durante a execução das tarefas.

O serviço interativo e a participação dos funcionários

Um dos grandes benefícios do uso do serviço interativo na promoção das palestras de segurança do trabalho é a participação dos funcionários, que faz com que o projeto de divulgação das informações seja muito mais eficiente.

Com isso, os conteúdos são tratados naturalmente, priorizando os aspectos que possuem maior relevância e que, ao mesmo tempo, precisam ser compreendidos de modo simples.

Nesse sentido, até mesmo a participação dos proprietários da empresa faz diferença. Esse pode ser um momento de interação abrangente, fazendo com que o ambiente de trabalho seja um local ainda mais colaborativo.

Com a participação de todos, a transmissão do conhecimento e a fixação do assunto ocorrem de maneira mais fluida, fazendo com que a temática da segurança seja ainda mais presente na empresa.

Os efeitos do serviço interativo

Como é sabido, transmitir conteúdos para as pessoas demanda preparação e didática por parte do palestrante. Quando o assunto traz informações técnicas, isso é ainda mais importante.

Nesse sentido, o serviço interativo é uma das melhores opções para as empresas, tanto em ações periódicas preventivas quanto no período da SIPAT.

Afinal, por ser um período estabelecido por Decreto-Lei, ele deve surtir resultados na rotina dos colaboradores, com o intuito de que o conteúdo apresentado seja devidamente absorvido pelos espectadores.

Sendo assim, o serviço interativo oferece uma abordagem simples, com o uso de equipamentos e ações mais integrativas, que fazem com que os funcionários dediquem mais atenção para o conteúdo.

O uso de mágicas, gincanas, teatro e dinâmicas deixam o conhecimento mais acessível e leve, trazendo resultados efetivos para a empresa.

Os conteúdos abordados nas palestras da redução de acidentes

Os temas presentes nas palestras de redução de acidentes devem ser escolhidos de acordo com a organização empresarial, levando em conta os tipos de atividades realizadas na empresa.

Entre os principais, estão assuntos como:

  • Equipamentos de segurança individual (EPIs)
  • Administração de tempo;
  • Primeiros socorros;
  • Ansiedade, estresse e depressão;
  • Alcoolismo e tabagismo;
  • Motivação.

Os diferentes assuntos tratados nas palestras de serviço interativo visam oferecer aos colaboradores de uma empresa as informações que podem auxiliá-los e instruí-los em diferentes momentos da rotina, tanto dentro do expediente quanto fora dele.

Muitas vezes, esses podem ser temas de compreensão mais complicadas, que dificultam o entendimento por parte dos colaboradores.

Nesse sentido, a adaptação do formato das palestras para o serviço interativo foi um grande avanço para as empresas, que obtiveram muito mais sucesso ao transmitir novos conteúdos para os seus funcionários.

Assim, durante o trabalho de alpinismo industrial, o colaborador certamente se lembrará de utilizar todos os equipamentos de proteção necessários para que a atividade se torne muito mais segura e confiável.

O principal objetivo das palestras show é promover meios de transmitir conteúdos de grande relevância para os funcionários, fazendo com que eles absorvam o assunto e possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Desse modo, ao trabalhar com uma chapa recalcada ou com qualquer outro elemento presente na empresa, ele saberá quais são os cuidados relacionados ao seu tipo de tarefa.

Reforçando o conhecimento da palestra show

É muito importante que o tema trabalhado durante a SIPAT, e em outros momentos de conscientização da redução de acidentes, seja colocado em prática diariamente.

Afinal, os desafios presentes na fabricação de produtos laboratoriais, assim como nas indústrias de termoplásticos, permanecem na rotina dos funcionários.

Desse modo, podem-se reforçar os conteúdos aprendidos na palestra show periodicamente, fazendo com que todo o conhecimento abordado na ocasião esteja acessível durante o trabalho.

Para isso, uma dica é manter algumas placas e avisos visíveis no ambiente, para que os funcionários possam visualizá-los e utilizar os equipamentos necessários para a sua tarefa.

Além disso, é indicado que em reuniões realizadas na empresa, os pontos abordados na palestra show possam ser retomados, estimulando a participação e a memória dos colaboradores.

Com isso, o efeito alcançado com o uso do serviço interativo é muito maior, sendo essencial que ele seja revisto periodicamente, para que os funcionários estejam sempre seguros e atentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Você sabe o que significa FISPQ?
Dinâmicas de grupo: ferramenta para desenvolver pessoas e eliminar acidentes de trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu