Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

dicas para incentivar seus colaboradores a cuidarem melhor da saúde em 2021

7 dicas para incentivar seus colaboradores a cuidarem melhor da saúde em 2021

SIPAT online

Incentivar os colaboradores a cuidarem da saúde faz com que a qualidade de vida e das relações no escritório sejam melhoradas, mantendo-se a longo prazo.

Além disso, desse modo é possível proporcionar mais bem-estar para o indivíduo, com um custo-benefício atrativo para todos, sendo – muitas vezes – mais acessível que arcar com custos de tratamento de forma individual, sempre que necessário.

Uma rotina estressante e cheia de riscos pelas cidades podem causar um certo momento uma indisponibilidade de um colaborador por ter que cuidar da saúde.

Portanto, os métodos de prevenção acabam sendo interessantes nesse contexto, fazendo com que os colaboradores tenham uma vida mais saudável e estejam dispostos a prestarem os serviços sem prejudicar nenhuma das partes, sentindo-se valorizados.

Aqui vão algumas dicas para os colaboradores a cuidarem melhor da saúde, com um grau maior de adesão e retorno.

Campanha contra o tabagismo

O cigarro causa 14 tipos diferentes de câncer, além de deixar o usuário propício a ter diversas doenças.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, Inca, 428 pessoas no Brasil morrem por dia devido ao tabagismo.

Além disso, o cigarro pode causar mau cheiro e incomodar as pessoas à sua volta.

O tabagismo também faz muito mal à saúde bucal, fazendo com que a boca entre em contato com diversas substâncias tóxicas, podendo afetar até procedimentos odontológicos, como prótese sobre implante dentário.

Para ajudar os colaboradores fumantes, a empresa pode investir em campanhas contra o tabagismo, com palestras educativas, incentivo a grupos de apoio e outras ações para auxiliar quem já é dependente do uso do cigarro.

Incentive a alimentação saudável

Ter bons hábitos alimentares é essencial para ter uma vida saudável e com mais bem-estar. No entanto, com a correria da rotina, as pessoas geralmente deixam isso de lado e optam por comidas rápidas e industrializadas.

Tais atitudes promovem a falta de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e, assim, podem causar até um mau rendimento durante o trabalho.

Do mesmo modo, o indivíduo, sob consumo constante de alimentos processados, instantâneos, calóricos e industriais, também pode ter o aumento de risco de doenças, como:

  • Cardiovasculares;
  • Depressão;
  • Obesidade;
  • Pressão alta.

Além de tudo, alimentos açucarados fazem um grande mal para a saúde dos dentes.

Isso porque a sacarose estimula a reprodução/fermentação das bactérias em contato com o alimento, provocando a erosão do esmalte dental. Isso atrapalha, inclusive, pessoas que fazem uso de algum procedimento estético, como a lente de contato dente.

Portanto, a empresa pode incentivar seus colaboradores a terem uma alimentação saudável por meio de campanhas informativas ou mudando o cardápio e refeições do restaurante ou cantina – oferecendo pratos mais variados.

Dinâmicas para SIPAT

Hidratação

Beber dois litros de água por dia faz com que o corpo tenha o seu mais alto desempenho em suas funções, ajudando o organismo a funcionar bem e acelerando o metabolismo, podendo gerar até o emagrecimento.

Além disso, ter uma quantidade ideal de água fluindo no corpo, previne doenças como cáries, ou nos sistemas digestivo e cardiovascular, além de promover o funcionamento saudável dos rins.

A hidratação via oral constante também é importante para a saúde bucal, fazendo a limpeza de bactérias na boca e contribuindo para a produção de saliva, que regula o Ph bucal naturalmente, até mesmo dos implantes dentários.

Importância do lazer

Não adianta querer garantir a saúde e o bem-estar do colaborador se ele não tem seus momentos de prazer. As pessoas precisam sorrir, se distrair e fazer outras atividades para se sentirem bem.

As empresas precisam deixar isso bem claro para seus colaboradores, pois o equilíbrio mental vai garantir tanto ao colaborador quanto para o contratante benefícios a longo prazo.

Nesse contexto, disponibilizar áreas para a descompressão do corpo laboral nos tempos de pausa ou no horário de almoço pode ser uma excelente estratégia para o relaxamento da equipe durante o horário comercial. Além de fomento de atividades de lazer de modo geral.

Ambiente de trabalho

Investir em um ambiente tranquilo de trabalho, com clima harmônico e agradável, pode ser um bom incentivo para o colaborador.

Por isso, estimular a interação entre a equipe e campanhas de clima pode contribuir com o desenvolvimento do profissional, demonstrando a preocupação com a equipe e disponibilizando um ambiente mais descontraído e leve.

Exames periódicos e preventivos

São vários os tipos de doenças e complicações que podem ser evitadas ou controladas quando há identificação rápida.

Com isso, a área de comunicação e RH da empresa podem contribuir com campanhas internas de conscientização para estimular os funcionários a fazerem um check-up, assim como em campanhas mais conhecidas do setembro amarelo e novembro azul.

A disponibilização e parceria com clínicas e planos de saúde e odontológicos também é uma ação atrativa, demonstrando a preocupação e facilitando o acesso e acompanhamento dos funcionários com os profissionais de saúde.

Brindes

Uma boa forma de incentivar todos esses quesitos aos colaboradores é fornecendo brindes aos que melhor desempenharam seu papel e adesão às campanhas de saúde, por exemplo.

Por exemplo, um colaborador que saiu da obesidade ou venceu uma doença, mudou de vida, etc.

Os brindes podem variar com o tamanho do feito do colaborador, indo desde livros com receitas saudáveis a procedimentos estéticos, como lente nos dentes.

Nesse contexto, campanhas de gamificação também podem ser vantajosas, proporcionando a integração das equipes e estimulando o aprendizado e troca entre as equipes, ao mesmo ponto em que prêmios podem ser oferecidos.

Assim, a empresa consegue se destacar no mercado de diferentes formas, tendo um melhor desempenho da equipe e ampliando sua marca como empregadora, por exemplo, contribuindo – também – com uma melhor qualidade de vida para sua equipe de funcionários.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, , ,
Como prevenir doenças associadas aos riscos ergonômicos?
Doenças que mais provocam afastamento do trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu