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dinâmicas de grupo

6 práticas para aplicar em dinâmicas de grupo

Em um ambiente fechado, pessoas estão reunidas em torno de uma mesa (o memento ideal para dinâmicas de grupo?). É um local de trabalho e a conversa é sobre hábitos saudáveis. O orientador pede para que se formem duplas e que um dos indivíduos tampe os olhos do outro. Naquele momento, sem o auxílio da visão, o participante lava as mãos em uma pia com uma tinta lavável, ao invés do sabonete. O comando é realizar a assepsia, no intuito de deixa-las livres das bactérias. Feito isso, vamos ao resultado. O alcance da cor demonstra os lugares atingidos pela lavagem e os que não viram a aquarela, sinalizando os erros cometidos na higienização. Ao final, o clima descontraído remete a um tipo de brincadeira.

Podem até parecer bobas, a princípio, mas as dinâmicas são alguns dos métodos mais utilizados nos treinamentos de pessoas, realizados em grupos, nos mais diferentes estilos de negócio. Seja em empresa de grande, médio ou pequeno porte, práticas desse tipo tem ajudado a desenvolver uma série de habilidades e capacidades em profissionais com muita ou pouca experiência.  Por isso, elas têm sido cada vez mais utilizadas pelas equipes de Recursos Humanos.

Antes de mais nada, para realizar um treinamento em grupo é preciso definir qual é o objetivo a que se pretende chegar. Algumas técnicas são conhecidas como dinâmica de grupo e foram criadas com base em estudos da psicologia humana. Portanto, existem resultados comprovados da sua eficácia.

Enumeramos seis práticas de dinâmicas motivacionais que podem contribuir para o aumento da produtividade do seu negócio.

  1. Ilha deserta – Despertar a capacidade de liderança

O mediador entrega papéis em branco aos participantes e cada um deve responder às seguintes perguntas. Quem você chamaria pra te ajudar em um evento na sua casa? Quem você levaria para uma ilha deserta? Se fosse sorteado para uma viagem, escolha três pessoas que você levaria? Ao final, a repetição de nomes vai indicar quem são as referências de liderança e de confiança para aquela equipe.

  1. Fogueira de palitos – Auxiliar o trabalho colaborativo

Em grupos de cinco pessoas, o objetivo é trabalhar juntos para construir uma fogueira com palitos de sorvete. As equipes podem interagir entre elas, trocar palitos, mas sempre buscando montar sua fogueira. As atitudes realizadas durante a execução do objeto proposto vão demonstrar os profissionais que mais têm a capacidade de atuar em equipe, dividindo, buscando, negociando para montar sua estrutura, ao mesmo tempo em que sobressairão aqueles que não executaram o que foi solicitado ou trabalharam sozinhos.

  1. História – Estimular a criatividade

Essa dinâmica trará um pouco da capacidade criativa de cada indivíduo. Cada participante escreverá uma história, a partir de uma lista com cinco substantivos e cinco verbos.  O texto deve usar todas as palavras, na ordem em que elas aprecem na lista, e serão produzidos em grupos de cinco integrantes.

  1. Ilha do tesouro – Demonstrar a capacidade de competir

Essa é uma das mais conhecidas dinâmicas de grupo. A ilha do tesouro procura demonstrar até onde vai a capacidade de competir do outro e se esta se sobrepõe a valores humanos, como a solidariedade. Com vários jornais espalhados em uma sala, estes constroem um caminho até o tesouro, que é papel onde se encontra o prêmio. O desafio é, em duplas, chegar ao destino sem rasgar os jornais e nem pisar fora deles. A ideia é que as duas duplas se unam para as quatro pessoas chegarem ao final, já que elas terão que atravessar a trilha ao mesmo tempo.

  1. Caixa Surpresa – Coragem de se arriscar

Outra atividade bem desafiadora é a da caixa surpresa. Aqui a caixa vai passando em uma roda de mão em mão. No parar da música, quem estiver com ela, será informado de que há uma surpresa dentro, que pode ser boa ou ruim. Ela tem a opção de abrir ou não. É nessa hora que se pode observar se a decisão será de precaução, conservadora ou de impulsão e coragem. Ou seja, fugir de uma situação difícil será a melhor alternativa?

  1. Conhecimento gera empatia

Nessa dinâmica, cada pessoa deverá recortar três figuras de revistas que representem momentos importantes da sua vida, representando o passado, o presente e o futuro. Depois, cada participante vai contar o que quer dizer imagem escolhida, relatando um pouco do fato relacionado a ela. A ideia é que, enquanto escutam, as pessoas possam enxergar além do que já conhece sobre o colega de trabalho, o que pode gerar empatia e solidariedade com o outro.

E então está esperando o quê para implementar dinâmicas de grupo na sua empresa? Deseja mais informações sobre isso? Visite o nosso site para conhecer os nossas palestras. E você também pode deixar um comentário abaixo.

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