Blog Realizarte Palestras

Falando de Saúde, Segurança do Trabalho e Motivação!

Motivos para investir na SIPAT

4 motivos para investir na SIPAT (O 4° é o meu favorito)

SIPAT online

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um tema muito presente em nosso blog, pelo fato de entendemos que ela é uma importante ferramenta para prevenção de acidentes, além de, proporcionar aprendizado contínuo para os trabalhadores.

O artigo de hoje é especial, falamos com nosso amigo e um dos profissionais mais dedicados a Segurança do Trabalho no Brasil Nestor W Neto do site Segurança do Trabalho nwn e ele listou quatro motivos para que o haja um investimento real na SIPAT, portanto, siga conosco e veja os motivos para investir na SIPAT.

COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA!

Faaaaaaala prevencionista.

Estamos aqui para falar sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho popularmente conhecida como SIPAT.

A SIPAT é regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho.  E se refere a uma semana de atividades voltadas a temática da saúde e segurança no trabalho.

Existem vários bons motivos para a empresa investir em fazer SIPAT todo ano, assim como a NR 5 determina. Nesse artigo listamos quatro bons motivos para investir na SIPAT.

1. Cumprir a legislação

O motivo número um é o mais óbvio, afinal, não promover a SIPAT é um item passível de multa. Isso mesmo, a empresa pode ser multada pelo Ministério do Trabalho se não promover a SIPAT anualmente.

É claro que não devemos fazer o evento baseado apenas na obrigação legal, porém, não dá para negar que o fato de ser obrigatório é um motivo a mais para investir na SIPAT.

2. Debater problemas relacionados à segurança do trabalho

Na SIPAT a empresa tem uma chance rara de debater os problemas na empresa com todos empregados, ou pelo menos com a maioria dos empregados presentes.

É uma ótima chance de debater todos os problemas e as dificuldades enfrentadas pela empresa no que se refere à saúde e segurança no trabalho.

Em muitas empresas o uso de equipamento de proteção individual (EPI) acaba sendo um problema. O problema em si se refere à dificuldade do trabalhador em se adaptar ao uso do EPI. E na SIPAT essa dificuldade pode ser debatida, encontrando um caminho para superá-la.

Seja a dificuldade no uso do EPI, seja a dificuldade dos trabalhadores de seguir os procedimentos de segurança determinados pela empresa, ou qualquer outro problema da empresa relacionado à segurança do trabalho pode ser tema para uma das palestras ou mesmo o tema da SIPAT em si.

3. Mostrar que segurança do trabalho é importante

“Na nossa empresa os trabalhadores são o item mais importante, são nosso cliente interno, blá blá blá”. É comum as empresas dizerem que os empregados são seu maior tesouro. Outras para relação ficar ainda mais maquiada nem utilizam o termo empregado, usam o termo “colaborador”.

O Curioso é que mesmo em empresas que se gabam tanto, dizendo que o empregado é sua maior prioridade, mesmo essas, ainda há dificuldade em investir em uma coisa básica e barata para o bem dos empregados como é a SIPAT…

Quando o empregador investe na SIPAT, ele está enviando uma mensagem silenciosa para os demais empregados. A mensagem diz o seguinte “aqui realmente nos importamos com seu bem estar, com sua segurança”…

Dinâmicas para SIPAT

Investir na SIPAT é investir diretamente no trabalhador, é investir diretamente na segurança do trabalhador, é investir em aumentar a chance de que o trabalhador volte para casa inteiro, saudável, são, intacto, é se preocupar com ele.

4. Motivar pessoas a agir

É curioso como as palestras tem poder de alterar o estado mental das pessoas.

Quando o palestrante é bom, quando o tema é bom e quando e o ambiente é propício, é comum às pessoas saírem de uma palestra extremamente motivadas.  Nós podemos usar essa motivação a nosso favor. Motivar os trabalhadores a terem, por exemplo, o que podemos chamar de “cuidado mútuo” e “auto cuidado”.

No cuidado mútuo estimulamos o trabalhador a cuidar um do outro, a se preocuparem uns com os outros. Já no auto cuidado estimulando o trabalhador a cuidar de si mesmo, a se preocupar com sua própria saúde, com sua própria segurança, com seu próprio bem estar.

O poder motivador de uma palestra está mais do que provado até cientificamente pelo efeito Nocebo, por exemplo.

Através de sugestão uma pessoa pode influenciar outra profundamente. Por exemplo, se o palestrante é bom e diz algo durante a palestra, o público tende a aceitar aquilo como verdade.

Nós seres humanos somos extremamente dependentes de motivação. A motivação se traduz em um motivo para ação.

Durante uma palestra de SIPAT, por exemplo, um risco do trabalho que às vezes não era tão evidente pode se tornar extremamente evidente. E se tornando evidente, o trabalhador tenderá a agir. Se cuidando mais no que se refere a sua própria segurança, e no que se refere à segurança dos demais colegas.

CONCLUINDO

É claro que uma SIPAT pode ser feita sem palestras ou com poucas palestras, utilizar teatro, gincanas, etc., mas, nesse artigo optei por falar mais voltado a palestras. Seja utilizando palestras ou outros formatos, a SIPAT é sempre interessante.

A SIPAT é um evento muito importante para a empresa e para os trabalhadores não investir no evento é desprezar uma ferramenta que tem um potencial enorme e que normalmente tem um custo baixo.

Investir em segurança é diminuir os custos da operação. É gastar menos com remédio e mais com a prevenção.

Espero que esse artigo te motive a investir mais na SIPAT e em outras ações de segurança dentro da empresa. O empregador, os sócios da empresa, os trabalhadores, os clientes e todos os demais envolvidos só têm a ganhar.

Que Deus nos abençoe.

Artigo escrito por Nestor W Neto do site Segurança do Trabalho nwn.

O Nestor é Técnico de Segurança do Trabalho, Coach pela ACT Coaching, escritor e palestrante.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Segurança do trabalho Guia passo a passo para montar a SIPAT
, ,
Palestra show: um formato que oferece diversão e informação para o público
A melhor opção para a sua SIPAT

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu